Foto de capa: Ateliê Lulu’s
Muito tem se falado sobre tratamento da ansiedade com chás. Mas, o que pouco tem se falado é sobre a raiz dessa procura. O fato é que a ansiedade é um problema crescente, especialmente no Brasil, que lidera o ranking mundial com mais de 18,6 milhões de pessoas afetadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Foto: Freepik
Se você está procurando uma forma natural de combater os sintomas da ansiedade, como, por exemplo, tensão muscular, insônia e dificuldade de concentração, os chás calmantes podem ser uma excelente alternativa.
Vamos explorar um plano de sete dias de tratamento para ansiedade usando chás, porque ajudam a aliviar o estresse e promover um bem-estar geral. Claro que é sempre importante relembrar de buscar um especialista para fazer um acompanhamento médico também!
Você pode encontrar essa Colher Flor Dourada aqui no nosso site.
Foto: Ateliê Lulu’s
Confira abaixo como cada dia da semana pode ser dedicado a uma erva específica, maximizando seus benefícios.
Dia 1: chá de camomila para acalmar a mente
A camomila é uma das ervas mais conhecidas para promover relaxamento e melhorar o sono, porque é rica em apigenina, um antioxidante que se liga aos receptores cerebrais. Assim, a camomila ajuda a reduzir a ansiedade e acalmar o sistema nervoso.
Camomila – Foto: Freepik
Nós temos também a colher de madeira com dois temas para você escolher.
Como preparar: Coloque uma colher de sopa de flores de camomila em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba antes de dormir. Esse chá ajuda a preparar o seu corpo para uma noite tranquila.
Dia 2: chá de melissa para reduzir o estresse
A melissa, ou erva-cidreira, é excelente para diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Estudos da Universidade de Michigan, nos EUA, mostram que a melissa pode melhorar o humor e proporcionar uma sensação de calma.
💡 CURIOSIDADE
Tome cuidado para não confundir a melissa com a hortelã. Embora elas pertençam à mesma família e possuem aromas refrescantes, existem algumas características que as diferenciam.
Erva-cidreira
Uma delas é o aspecto de suas folhas. Na erva-cidreira, elas são arredondadas e com bordas serrilhadas. Já na hortelã, as folhas são mais alongadas e com bordas dentadas.
Hortelã
Erva-cidreira
Consegue ver a diferença?
Hortelã
Imagens: Jardineiro Amador
Como preparar: Adicione uma colher de sopa de folhas secas de melissa em uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba pela manhã para começar o dia com mais serenidade.
Você pode encontrar esse Infusor de Chá Saturno com pingente aqui no nosso site.
Foto: Ateliê Lulu’s
Dia 3: chá de maracujá para aliviar a ansiedade
As folhas de maracujá contêm alcaloides e flavonoides, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Assim, o chá de maracujá promove relaxamento sem causar sonolência excessiva, sendo ideal para combater a ansiedade que surge durante o dia.
Folhas de maracujá – Foto: Luciani Magna
Como preparar: Use uma colher de sopa de folhas secas de maracujá em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba à tarde, quando a ansiedade tende a aumentar.
Dia 4: chá de valeriana para melhorar o sono
A valeriana é conhecida por suas propriedades sedativas, sendo uma das melhores ervas para melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade. Isso porque atua aumentando os níveis de GABA no cérebro, um neurotransmissor que promove relaxamento.
OBS.: Por ter propriedade sedativa, consulte um profissional de saúde, antes de consumir o chá de valeriana.
Valeriana Officinalis – Foto: Wikimedia Images
Como preparar: Coloque uma colher de chá de raiz de valeriana seca em uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e beba cerca de uma hora antes de dormir.
Foto: Ateliê Lulu’s
Você pode encontrar esse Infusor de Chá Saturno Alicate aqui no nosso site.
Dia 5: chá de lavanda para tranquilidade
A lavanda é famosa por seu aroma relaxante, mas também pode ser consumida como chá para reduzir o estresse e a ansiedade. Estudos científicos divulgados pelo NCBI (National Center for Biotechnology Information)1, no PubMed, um site oficial do governo dos EUA, indicam que a lavanda tem efeito calmante sobre o sistema nervoso, ou seja, ela é útil para quem sofre de ansiedade crônica.
1. Centro Nacional de Informação sobre Biotecnologia
Lavanda – Foto: Freepik
Como preparar: Faça uma infusão com uma colher de chá de flores de lavanda secas em uma xícara de água quente. Deixe por 10 minutos, coe e beba no final da tarde para aliviar o estresse acumulado.
Dia 6: chá de erva-de-são-joão para melhorar o humor
A Erva-de-São-João é conhecida por suas propriedades antidepressivas, sendo especialmente útil para tratar ansiedade acompanhada de depressão leve. Isso, porque ela age aumentando os níveis de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e a sensação de bem-estar.
Erva-de-São-João – Foto: Vasil Stefanov
Como preparar: Adicione uma colher de chá de Erva-de-São-João seca em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba pela manhã para começar o dia com uma disposição mais positiva.
Dia 7: chá de hortelã para relaxamento total
Para encerrar a semana, a hortelã é uma ótima escolha, porque promove um relaxamento suave e ajuda a aliviar a tensão mental, sendo perfeita para você finalizar o tratamento e preparar-se para uma nova semana.
Folha de hortelã – Imagem: Jardineiro Amador
Como preparar: Coloque uma colher de chá de folhas de hortelã em uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba à noite, após o jantar.
Você pode encontrar esse Infusor Nota Musical aqui no nosso site.
Foto: Ateliê Lulu’s
Por fim, incorporar esses chás na sua rotina pode trazer alívio natural para a ansiedade e melhorar significativamente sua qualidade de vida. É importante lembrar que cada organismo é único e responde de maneira diferente. Se a ansiedade persistir, considere consultar um profissional de saúde.
O poder das ervas vai além de seus efeitos calmantes; elas nos reconectam com práticas antigas de autocuidado e nos oferecem uma maneira natural de lidar com o estresse. Ao seguir esse plano de sete dias, você poderá encontrar um novo equilíbrio e começar a semana mais tranquila e revigorada.