DIFERENÇAS ENTRE CHÁ, INFUSÃO E DECOCÇÃO

Foto de capa: Ateliê Lulu’s

Em geral, as bebidas feitas à base de ervas em água fervente são chamadas de chá, mas na verdade existe diferença entre elas: os chás são as bebidas feitas apenas a partir da planta Camellia sinensis.

Assim, todas as bebidas feitas a partir de outras plantas, como camomila, cidreira, dente-de-leão e hortelã são chamadas de infusão, e todas as preparadas com o caule e as raízes são chamadas de decocção. Confira as diferenças entre o modo de preparo de cada uma destas opções.

Entendendo melhor as diferenças e como preparar o chá

Os chás são sempre preparados com a Camellia Sinensis que dá origem aos chás verde, preto, amarelo, azul ou oolong, chá branco e o chamado dark tea, também conhecido como chá vermelho ou pu-erh.

Para fazer o chá, basta adicionar as folhas de chá verde no infusor e colocar na xícara com água fervente, deixando repousar por 3, 5 ou 10 minutos. Depois, você deve tampar o recipiente e deixar amornar, coar e tomar ainda morno.

Olhando para isso, você saberia dizer se vai fazer chá, infusão ou decocção? – Foto: Luciani Magna

Infusão

A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre elas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para abafar o vapor. As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, mas já com o fogo desligado. Esta técnica preserva o óleo essencial das plantas e, normalmente, é aplicada para preparar chás a partir de folhas, flores e frutos moídos. A infusão é usada para fazer bebidas a partir de folhas, flores e frutos, podendo ser armazenada na geladeira e consumida em até 24h.

Para fazer a infusão, coloque a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligue o fogo. Despeje a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, na proporção de 1 colher de sopa de planta seca, ou 2 colheres de sopa da planta fresca, para cada xícara de chá de água. Abafe e deixe descansar por 5 a 15 minutos. Coe e beba. Uma observação: a diluição e o tempo de preparo podem mudar de acordo com o fabricante.

Hora do chá! Está servido? – Foto: Luciani Magna

Decocção

Ela é feita quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água, durante 10 a 15 minutos. A decocção é indicada para preparar bebidas a partir de caules, raízes ou cascas das plantas, como é o caso da canela e do gengibre.

Para fazer, basta adicionar 2 xícaras de água, 1 pau de canela e 1 cm de gengibre numa panela, deixando ferver por alguns minutos, até a água ficar mais escura e aromática. Após esse período, desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar.

Os chamados blends são misturas de chás com frutas, especiarias ou flores, usadas para dar mais sabor e aroma para a bebida. Essas misturas são ótimas opções para quem não está habituado ao sabor dos chás puros, além de trazer ainda mais nutrientes e antioxidantes pelo acréscimo das frutas e especiarias.

Recapitulando, as folhas da planta Camellia Sinensis dão origem aos chás verde, preto, amarelo, oolong, chá branco e pu-erh. A diferença entre eles está na forma em que as folhas são processadas e na época em que são colhidas.

O chá branco não contém cafeína e é o menos processado e oxidado de todos, possuindo mais polifenóis e catequinas, substâncias antioxidantes. Já o chá preto é o mais oxidado, tendo um maior teor de cafeína e menor quantidade de nutrientes.

Prontinho! Agora você já sabe preparar o chá de forma correta. Espero que crie muitas lembranças, fazendo deliciosas xícaras de chá quentinhas no frio, assim como as geladinhas no calor.

Viva bem, sinta-se bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Rolar para cima